Laudos de Avaliação de Bens Imóveis Urbanos:
Visa entregar para o cliente documentação legal para fins extrajudiciais ou judiciais que informe o valor mais provável do imóvel ou imóveis avaliados. Existem diversas metodologias para se obter o valor mais provável de um imóvel, mas o mais comum é o método comparativo de dados de mercado.
Para executar uma avaliação de imóvel, além da vistoria obrigatória, é preciso também analisar seu potencial, seu aproveitamento econômico, sua vocação com base em conhecimentos do mercado local e suas tendências em relação à sua vizinhança, segurança e infraestrutura.
Uma avaliação de imóvel , independente de sua origem ou região geográfica, determina o valor real de mercado para o momento na qual foi executada. O mercado imobiliário é muito dinâmico, sujeito às flutuaçõees da economia volátil. Sendo assim, o mesmo imóvel pode ser avaliado com diferentes valores em diferentes períodos de tempo, refletindo diretamente o mercado no qual está inserido. Desta forma, o laudo de avaliação de imóvel tem uma relação temporal. Dependendo da finalidade do laudo, as partes podem aceitar o laudo dentro de um prazo determinado de validade, em negociação. Em outros casos, um novo laudo de avaliação de imóvel deverá ser elaborado para garantir a determinação do valor real do imóvel em determinado momento.
A norma técnica "NBR 14653-2: Imóveis urbanos", orienta sobre a avaliação de imóveis urbanos para fins de conhecimento a respeito dos valores mercadológicos dos imóveis urbanos para compra e venda, locação, viabilidade, custo de construção etc.
São 5 os principais Métodos Regulamentados pela ABNT NBR 14653-2: Avaliação de bens Parte 2: Imóveis urbanos:
1. Comparativo por Fatores;
2. Inferência Estatística;
3. Método Evolutivo;
4. Método Involutivo;
5. Método da Renda.
|
|
|
|
Os principais mercados para Avaliação de Imóveis, envolvendo tanto os avaliadores quanto os possíveis interessados:
. Operações imobiliárias: compra e venda de imóveis;
. Renovatórias de locação;
. Contestação de valores de impostos;
. Ações judiciais;
. Assistência técnica judicial;
. Decisões sobre investimentos: grandes investidores e fundos de pensão;
. Fusões ou cisões de empresas – atualização patrimonial;
. Servidões de passagem;
. Órgãos públicos: desapropriações para obras de infraestrutura.
Os clientes principais do laudo de avaliação de imóvel são: pessoas físicas, incorporadoras, construtoras, bancos, governos, poder judiciário (em ações de partilha de bens, usucapião, indenização, etc), entre outros.